Não é mais novidade que a modalidade de trabalho home office já tomou conta da rotina de muitas empresas. Com a pandemia, muitos negócios tiveram que fechar, mas muitos outros encontraram no teletrabalho a solução ideal para não apenas sobreviver, mas também crescer e trazer melhores resultados.

Para a maior parte das empresas, as vantagens do home office se sobressaíram a ponto de almejarem manter esse modelo também depois da crise. Uma pesquisa do Gartner feita com líderes de empresas apontou que 80% planejam manter o home office pelo menos parte do tempo depois da pandemia; 47% vão permitir que os colaboradores trabalhem em casa por tempo integral. Segundo uma pesquisa da PwC feita com 669 CEOs, 78% deles concordam que o home office veio para ficar a longo prazo.

Por conta desse crescimento do trabalho remoto, as empresas precisam estar preparadas para gerir o home office agora e no futuro, da melhor forma. Para isso, é preciso analisar as vantagens e desvantagens do home office e notar ainda o que pode (e deve) ser aprimorado para elevar a motivação e a produtividade da equipe. 

Este artigo vai ajudar também quem procura home office para empresas como começar, ou seja: empresários que precisam de dicas para implementar o teletrabalho da melhor forma e passar a desfrutar das vantagens do home office.

 

Vantagens Home Office

  • Conforto 

O conforto é uma das grandes vantagens home office. Poder trabalhar em casa, com roupas informais e em ambientes mais agradáveis é um dos maiores benefícios do home office. Nesse sentido, um item essencial para proporcionar conforto é o mobiliário. Móveis ergonômicos, confortáveis e flexíveis são peças fundamentais para um teletrabalho de sucesso.

Home Office

Pensando em proporcionar todo o conforto aos colaboradores que estão em home office, a Telelok desenvolveu uma solução perfeita para empresas. Cadeiras, mesas e projetos mobiliários de alto padrão de qualidade para oferecer a estrutura ideal que os funcionários precisam para trabalhar bem.

Solução Home Office Telelok!

  • Qualidade de vida

Ao analisar as vantagens e desvantagens do home office, a maior parte dos trabalhadores aprovam o modelo e acreditam que tiveram a qualidade de vida aprimorada. Segundo o estudo Workforce Survey 2020, eles relatam um Índice de Felicidade da Força de Trabalho correspondente a 75 em 100. Além disso, os colaboradores remotos são mais propensos a afirmar estarem satisfeitos com seus trabalhos do que os colaboradores em escritório (57% contra 50%). 

Por isso, as empresas devem se preparar e trazer todo o conforto para que o modelo realmente seja eficaz, investindo em mobiliário de qualidade e criação de espaços funcionais de trabalho dentro de casa. 

Caso você procure home office para empresas como começar, um dos principais pontos de partida é a contratação de mobiliário de qualidade. Pergunte-se: todos os trabalhadores possuem a estrutura necessária para trabalharem de forma eficaz? Você entende como o ambiente de trabalho impacta na qualidade de vida?

  • Não precisar se deslocar

Eliminar situações estressantes de ter que pegar ônibus, sofrer horas no trânsito e se atrasar está entre as vantagens home office. Trabalhar em casa também permite horários mais flexíveis e o trabalhador pode acordar um pouco mais tarde, o que reduz os níveis de estresse e melhora a saúde.

 

  • Maior flexibilidade

Em muitos casos, a jornada de trabalho é mais flexível, o que acaba melhorando a qualidade das entregas. Outra flexibilização é em relação ao local: o trabalhador tem a liberdade de trabalhar onde quiser, podendo retornar à sua casa no interior, por exemplo. 

Contudo, vale reforçar que uma boa estrutura de trabalho é essencial. A Telelok tem logística própria e entrega os móveis de home office na casa dos trabalhadores.

 

  • Economia

Para as empresas, a economia foi uma das vantagens home office. Muitas pararam de pagar o aluguel do escritório ou se deslocaram para um lugar menor, mais barato. O vale-transporte também foi dispensado, e custos operacionais reduzidos ou extintos, como serviços de limpeza e de manutenção de equipamentos.

 

Desvantagens Home Office

  • Ambiente inadequado

Entre as vantagens e desvantagens do home office, sem dúvidas o ambiente inadequado entra como uma grande desvantagem. Ninguém consegue trabalhar bem em um ambiente desestruturado, por isso é essencial que as empresas estabeleçam um espaço de trabalho apropriado para cada funcionário. 

Segundo a Nova Lei Trabalhista para Home Office, a empresa deve entrar em acordo com os colaboradores para definir como esse arranjo deve ser feito. Muitas empresas já apostaram na Solução Home Office Telelok, perfeita para trazer ergonomia e conforto aos funcionários, criando espaços funcionais, como por exemplo:

Ambiente adequado para home office

  • Possibilidade de falta de recursos

No escritório, é mais fácil ter acesso a equipamentos e ferramentas de uso contínuo do dia a dia. Se algo estraga, rapidamente pode ser substituído no caso de notebooks, mouses, teclados e outros. Em casa, o trabalhador pode sofrer com a falta de recursos, e a empresa deve alinhar com ele a solução de seus problemas, incluindo também o fornecimento de móveis de qualidade para trabalhar.

  • Piora na comunicação da equipe

Apesar de existirem muitos recursos, como reuniões online, ferramentas de mensagens instantâneas e de organização de tarefas, a comunicação da equipe ainda pode deixar a desejar.

 Vídeo conferência home office


Os recursos tecnológicos, ainda que excelentes, não substituem a agilidade de olhar para o colega e fazer uma pergunta que logo vai ser respondida; na maioria das vezes, as mensagens são escritas e perdemos o dom da entoação; os ruídos de comunicação aumentam e por aí vai.


  • Mais distrações

Muitos trabalhadores relatam que entre as vantagens e desvantagens do home office, o aumento das distrações está entre os grandes entraves do trabalho. Em casa, a distração pode vir de vários lugares: da família, dos objetos pessoais, do telefone, dos animais de estimação, entre outros.

Mas existem muitos recursos para aumentar a produtividade no home office e nesses longos períodos em casa.

  • Possibilidade de excesso de trabalho

Em casa, muitos trabalhadores acabam perdendo a noção do tempo e podem trabalhar além da jornada de trabalho. Isso é bastante prejudicial, porque é essencial saber separar tempo de trabalho e de descanso. Para isso, alguns recursos podem ser adotados, como lembretes e alarmes indicando que é hora de parar.

 

Sua empresa precisa da Telelok!

Se você procura home office para empresas como começar, comece com o mobiliário e conte com a Solução Home Office Telelok. E para as empresas que já estão trabalhando remotamente e leram sobre as vantagens e desvantagens do home office, que tal melhorar o teletrabalho dos colaboradores? Conte com a gente!

Solução Home Office Telelok!