Em março do ano passado, quando a pandemia foi decretada pela OMS, muitos ficaram apreensivos e preocupados, mas também existia a sensação de que tudo passaria rápido. Porém, mais de um ano se passou, e apesar da vacinação em massa que vem ocorrendo, a pandemia continua forte, e mantendo com ela diversas mudanças na vida pessoal e também novas tendências de ambientes de trabalho

 O mundo nunca mais será como antes. Mesmo quando a pandemia acabar, diversas mudanças vão permanecer em vigor, uma vez que se mostraram bastante eficazes. As empresas tiveram que se reinventar e diversas soluções se mostraram bem sucedidas, fazendo com que seja possível projetar como serão os ambientes de trabalho para  2021. 

Escritório em casa: o home office exige um espaço adequado de trabalho

 Com a necessidade de isolamento social, muitas empresas adotaram o regime de home office, e o resultado dessa mudança para grande parte foi positivo, inclusive superando as expectativas.

 Segundo pesquisa da Fortinet, após a crise, 30% das empresas vão manter o teletrabalho, sendo considerado um novo e consolidado ambiente de trabalho para 2021. Contudo, com longas jornadas de trabalho dentro de casa, torna-se cada vez mais imprescindível um local adequado para se trabalhar, com conforto aos colaboradores, fazendo com que a produtividade seja mantida.

 Móveis ergonômicos são essenciais para preservar a saúde corporal, e estações de trabalho harmônicas, com cadeiras confortáveis e flexíveis são essenciais para um trabalho remoto de qualidade.

 Escritório em casa

Pensando em oferecer o melhor home office para os colaboradores de empresas que estão adotando esse regime, a Telelok elaborou uma solução perfeita em móveis corporativos para trazer todo o conforto e facilidade que a dinâmica de trabalho pede. Entre em contato!

Não é o fim do escritório: muitas empresas vão manter a sede, e novos layouts serão necessários

 Apesar de diversas empresas pensarem em adotar o home office de forma definitiva, 70% das empresas entrevistadas na pesquisa sobre Gestão de Pessoas na Crise da Covid-19 não pretendem manter o home office após a pandemia. Essas empresas, que são de pequeno, médio e grande porte, pretendem encerrar a prática ou diminuir a quantidade de funcionários nesse regime para 25% no pós-coronavírus.

 Então tudo indica que muitas empresas irão manter o escritório para a volta completa do trabalho presencial ou regime híbrido. Mesmo antes do fim da crise, muitas já estão trabalhando presencialmente, seja todos os dias da semana ou em dias alternados. Com isso, faz-se necessária a aplicação de todos os protocolos de segurança, trazendo novos layouts aos ambientes de trabalho para 2021.

  

  • Estações de trabalho espaçadas

 As novas estações de trabalho deverão ter cerca de 2 metros de distância entre si, e os corredores mais largos, inclusive com a remoção de algumas portas para evitar o contágio por meio das maçanetas.

 

Espaços abertos, arejados e bem distribuídos vão compor os ambientes de trabalho para 2021.

  • Uso de divisórias para aumentar a segurança

 As divisórias estarão presentes como tendência de ambientes de trabalho, garantindo a segurança de todos.

 

Mesmo após a pandemia, as estações de trabalho devem permanecer bem divididas.

  • Preferência por móveis com materiais de fácil limpeza

 

A higienização dos móveis deve ser constante, por isso prefira móveis com materiais de fácil limpeza, dispensando a madeira, por exemplo. Invista também em guarda-volumes (lockers) para os colaboradores, assim a mesa fica livre de objetos, facilitando a limpeza.

Os espaços de coworking estarão em alta

 

Os escritórios compartilhados, chamados de coworking, serão ainda mais uma tendência de ambientes de trabalho. Tanto o coworking como o home office são formas de trabalho que já eram bem conhecidas, porém a pandemia acelerou a abrangência desses regimes.

Diversas empresas que precisaram fechar o escritório passaram a reunir a equipe em espaços de coworking, seja todos os dias da semana ou esporadicamente. Redes do setor de coworking, como We Work e Beer or Coffee, notaram um grande crescimento no interesse e na adesão do espaço por parte de muitas empresas no período de pandemia. 

 O coworking tem vários benefícios: sua estrutura é completa, oferecendo todo o suporte necessário para trabalhar; o custo é dividido entre as pessoas que usam o espaço, sendo mais econômico; é um espaço muito propício para a geração de networking, já que diferentes profissionais trabalham ali; entre outros.

 É importante ressaltar que os escritórios compartilhados precisam de móveis adequados e layout otimizados, saiba mais sobre coworking aqui!

 

Aposte na Solução da Telelok para os colaboradores da sua empresa

Se você procura aluguel ou compra de móveis para home office e quer trazer mais ergonomia, segurança e conforto aos colaboradores da sua empresa, contar com a solução da Telelok é a melhor escolha. 

Estamos no ramo de mobiliário corporativo há mais de 30 anos e sem dúvidas nossa solução vai revolucionar o seu ambiente de trabalho, trazendo mais produtividade e qualidade de vida a todos. Fale com a Telelok!