O home office é uma realidade pandêmica, e se aproxima cada vez mais de se tornar o futuro pós-pandêmico de grande parte das empresas no Brasil e no mundo. Esse novo formato traz algumas preocupações que o empregador deve se atentar, entre elas, a saúde dos funcionários é crucial.

        A Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17) estabelece parâmetros para que os funcionários possam realizar o trabalho com segurança e conforto, independentemente se dentro da empresa ou em casa. Dores nas costas, cabeça, pescoço e cansaço ocular são consequências que o colaborador sofre quando realiza um teletrabalho mal estruturado. 

       Um dos fatores que pode causar essa condição é a ausência de um escritório home office planejado. Mesmo que seja realizado um home office no quarto, é possível promover conforto e segurança. Conheça neste artigo 3 dicas da Telelok para manter a saúde dos colaboradores em home office. Aproveite e conheça nossa solução em mobiliário para home office para garantir o bem estar do colaborar:

Solução Home Office Telelok

Garanta um escritório home office planejado para os colaboradores

Mesa Home Office Telelok

A ergonomia é uma ciência que estuda as relações entre os profissionais e suas condições de trabalho, para que estes possam realizar suas funções de maneira segura e proveitosa. 

Proporcionar equipamentos que mantenham o conforto físico é necessário.  A Telelok oferece soluções para home office, disponibilizando o aluguel de móveis ergonômicos para o teletrabalho. Você pode conferir as nossas soluções no site da Telelok!

  • Cadeira adequada

A cadeira home office é onde seu funcionário passará a maior parte do tempo, então investir em uma cadeira que seja confortável e tenha um design adequado é fundamental. Para isso, temos a cadeira ergonômica home office, que alivia a tensão muscular e promove a postura correta para o trabalho. O apoio para os pés é um acompanhante da cadeira que relaxa os músculos da perna, proporcionando melhor circulação sanguínea.

cadeira ergonômica para home office telelok

Disponibilizamos diversos modelos de cadeiras ergonômicas: giratórias, com rodízios, com braços, sem braços, sofás e inúmeros produtos para garantir um teletrabalho confortável. Todos os modelos podem ser encontrados no site da Telelok. 

 

  • Escrivaninha adequada

É na escrivaninha home office onde todo trabalho será realizado. A altura da mesa influencia na postura corporal. Se escolhida de maneira errada, pode causar dores nas costas, cifose torácica e má circulação sanguínea.

Segundo a NR-17, a altura da mesa home office, e das mesas em geral para trabalho, deve ser 70 cm de distância em relação aos pés até a mesa. Oferecemos mesas e escrivaninhas de alta qualidade ideais para empresas interessadas em uma solução home office.

Realize reuniões online de equipe com muito conforto

Manter a integridade da equipe é mais difícil quando todos estão longe um do outro. Para isso, realizar periodicamente reuniões online sobre saúde mental e física é uma ótima solução. Elas podem ser realizadas com diferentes programações, como:

 

  • Atividades de alongamento

Ficar sentado durante horas na mesma posição pode causar desconforto, já que o sangue circula menos e o músculo fica rígido. Para evitar isso, o alongamento é essencial, podendo prevenir lesões e possibilitar maior flexibilidade. 

Propor atividades de alongamento em reuniões online com certeza vai colaborar com a saúde de seus profissionais, prevenindo doenças, como a LER (lesão por esforço repetitivo). Isto também pode evitar complicações trabalhistas.

 

  • Conversa sobre saúde mental

Além do kit home office composto por móveis adequados que permitem um trabalho seguro e confortável é necessário prestar atenção na saúde mental daqueles que compõem sua empresa. Segundo o levantamento feito pelo International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), 30% dos brasileiros sofrem de burnout.  

O burnout é uma síndrome de esgotamento profissional que afeta o psicológico do indivíduo. Quando há altos níveis de responsabilidade, competição e situações estressantes, a síndrome de burnout pode atingir o colaborador. Ele é sobrecarregado mentalmente e sofre com exaustão, esgotamento físico e mental.  

Realizar encontros online para conversar sobre como os colaboradores estão é uma forma de manter um vínculo maior, promover a empatia, e fazer com que os profissionais se sintam confortáveis e não fiquem sobrecarregados.

 

Falem sobre ergonomia 

Os colaboradores precisam entender a importância da ergonomia. Dessa forma, eles evitam lesões e reconhecem o esforço da empresa quanto ao kit home office

Além de uma cadeira ergonômica home office adequada e uma mesa home office, outro fator importante para garantir a saúde dos profissionais é a postura. Disponibilize um kit leitura sobre ergonomia, informando a respeito da postura e a necessidade de se atentar a isso. 

Alguns fatores importantes para manter a postura quando estiver sentado são:

 

  • Distribua o peso: ao sentar, distribua o peso sobre o seu corpo, dessa forma nenhuma articulação fica sobrecarregada. 

  • Cadeira ergonômica home office:  já alertamos sobre a relevância de uma cadeira adequada, ela é importante para favorecer a boa postura.

  • Ângulo de 90º: alinhe os joelhos e o quadril, formando um ângulo de 90º, isso ajuda a não contrair os músculos de forma errada.

 

Conte sempre com a Telelok!

Siga as nossas orientações e garanta uma condição de trabalho adequada e confortável, zelando pela saúde dos funcionários e o melhor rendimento da sua empresa.  

A Telelok pode te ajudar nesse desafio: oferecemos solução home office para empresas que desejam realizar um teletrabalho de qualidade e proporcionar boas condições a seus profissionais! Confira o nosso site.

Solução Home Office Telelok