As pessoas passam, em média, 8 horas por dia trabalhando. Se você trabalha em um escritório, isso significa passar 1/3 do dia nesse mesmo ambiente, lidando com papeladas, prazos apertados, clientes… Tudo isso pode afetar negativamente o seu desempenho profissional e, principalmente, sua vida pessoal.

Saber como organizar um ambiente de trabalho é essencial para que você não fique insatisfeito durante o expediente e não se desgaste mentalmente. Desde o móvel ideal para seu escritório até a organização do seu tempo, tudo isso ajuda a melhorar a produtividade no ambiente corporativo, principalmente quando estamos lidando com  uma equipe envolvendo várias pessoas.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo que vai te ajudar a ter um ambiente de escritório harmônico e produtivo, te possibilitando organizar melhor os processos e planejar seu tempo de forma eficiente!

Veja o que iremos abordar neste artigo:

  • Planejando melhor seu tempo
  • Organizando um ambiente de trabalho ideal
  • Como adquirir tais móveis, tendo a locação como uma das opções mais rentáveis?


Planejando melhor seu tempo

Ao implementar algumas estratégias para organizar melhor seu dia no trabalho, rapidamente perceberá que sua criatividade, eficiência e produtividade vão aumentar bastante e você poderá finalizar suas tarefas em menos tempo. Confira algumas dicas:


1. Escreva suas pendências do dia

Tire alguns minutinhos, seja no início ou no fim do seu dia, para escrever tudo que está planejado para fazer no dia. Caso faça no final do expediente, planeje o do dia seguinte!

Ao escrever suas pendências, seu subconsciente irá trabalhar melhor para atingir esses objetivos até o fim do dia, além de ter um lembrete visual do que você deve fazer. Você pode utilizar post-its para te lembrar, ou usar aplicativos de notas autoadesivas no computador (economizando papel).

Caso você não consiga realizar tudo que planejou para o dia, não se culpe. Apenas coloque o que faltou no dia de hoje no topo da lista de pendências do dia seguinte. :)


2. Limpe seu espaço (físico e virtual)

Uma ótima forma de como organizar um ambiente de trabalho é começando pelo seu espaço. Ele pode tomar muito do seu tempo, se não estiver bem organizado. Remova toda a papelada desnecessária, e você não terá distrações indesejadas.

Após organizar o espaço físico, não se esqueça do virtual! Sua área de trabalho no computador também deve estar organizada, poupando tempo na hora de encontrar arquivos importantes.

Dedique um tempo do dia também para organizar seus e-mails. Uma dica é separar sua caixa de e-mails por pastas, pode ajudar muito na hora de encontrar e-mails importantes e descartar os irrelevantes.


3. Não tente fazer muitas tarefas ao mesmo tempo

Concentre em apenas uma pendência, até que ela esteja completa. Ao fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, você perde a concentração facilmente, perdendo tempo até voltar no raciocínio.

Isso também vale para o uso de redes sociais, checagem de e-mail, etc. Separe um tempo específico para cada tipo de tarefa. Organize seu dia; checar e-mails, realizar as pendências urgentes do dia e, caso sobre um tempo ao final do dia, checar as redes sociais.

Após organizar seu tempo, confira algumas dicas de como organizar um ambiente de trabalho ideal:


4. Organização do ambiente

Como já dito aqui, estudos demonstram que manter a organização no local de trabalho pode afetar positivamente o bem estar e a produtividade dos funcionários. Um ambiente de trabalho adequado ao perfil da sua empresa e dos funcionários é extremamente importante para qualquer empresa que queira fomentar a criatividade, produtividade e reter talentos.

Manter o ambiente de trabalho organizado vai muito além de simplesmente deixar as coisas em seu devido lugar e rearranjar os móveis. Para ser verdadeiramente otimizado, é muito importante que um ambiente seja pensado desde o tipo de móveis utilizados, a iluminação, o espaço livre, a decoração.

5. Planejamento

Antes de começar a instalação e comprar todo o mobiliário, é importante dedicar um tempo para sentar, planejar e fazer um orçamento com calma, ver que tipo de alterações e atualizações serão possíveis levando em conta sua condição financeira. Você pode também procurar por empresas que ajudem a desenhar o local ideal e dimensionar o melhor ambiente para sua empresa.

Em seguida, você decidirá quem será responsável por tomar as decisões; se você possui verba, considere a contratação de um profissional. Caso opte por organizar todo o espaço você mesmo, provavelmente irá demorar mais. Ter o olhar de um especialista no assunto poderá sair mais barato no final das contas.

Certifique-se de considerar as necessidades individuais de seus funcionários e da empresa. Não custa nada chamar seus colaboradores e conversar com eles diretamente para descobrir que tipo de espaço seria o ideal para eles. Pegue sugestões daqueles que passam o maior tempo do dia naquele ambiente e adapte para que seja benéfico para todos, isso não só criará um ambiente harmônico como também aumentará a produtividade dos funcionários.

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6. Analise sua mobília

É preciso analisar se você deve ou não manter seus imóveis. Um mobiliário antigo e defasado pode causar diversos problemas de saúde ao seus colaboradores, como dor nas costas, enxaquecas e cansaço ocular. Você pode optar pelo aluguel de mobiliário; além de não prejudicar sua carteira, você poupará custos com manutenção futuramente. Uma ideia é começar buscando cadeiras ergonômicas; procure por cadeiras que apresentem mecanismos giratórios, variações de braço, ajustes de altura, suporte lombar e material acolchoado — um upgrade significativo tanto para o ambiente quanto para a postura e qualidade de vida dos colaboradores. Opte por materiais que possuem selo de certificação FSC e selo NR-17, garantindo a procedência do produto.


Locação como uma das opções mais rentáveis:

Optar pela locação de móveis para a sua empresa pode ser muito interessante. Você contará com uma equipe especializada, pronta para te ajudar a buscar as melhores soluções e alternativas — tudo de acordo com as suas necessidades e projetos.

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A Telelok é pioneira na locação de móveis corporativos, e nossos produtos são feitos pelos melhores fabricantes do Brasil, respeitando as mais rigorosas normas de ergonomia e qualidade. Uma excelente opção para quem está em busca de como organizar um ambiente de trabalho sem gastar muito.