Na hora de administrar um negócio de sucesso, é natural ficar em dúvida com alguns termos financeiros. Como há muita dúvida em relação a o que é Capex, qual o significado de Opex, o que é o TCO (custo total de propriedade) e qual a diferença entre todos esses termos, preparamos um texto que irá buscar sanar todas as suas dúvidas em relação à essas siglas e qual delas é a melhor solução para sua empresa.

Entender as diferenças entre o Capex e o Opex é crucial para qualquer empresa que está buscando otimizar as finanças, garantindo que o modo correto seja utilizado para diferentes tipos de despesas.


Veja o que iremos abordar aqui:

  • O que é CAPEX
  • Qual o significado de OPEX
  • Quais as diferenças entre CAPEX e OPEX
  • O que é o Custo Total de Propriedade (TCO)?
  • Por que o OPEX é o mais vantajoso para sua empresa 

O que é CAPEX

A sigla CAPEX, em inglês, significa "capital expenditures", em português sua tradução ficaria basicamente como despesas de capital. Esse termo refere-se a um gasto de capital incorrido quando uma empresa adquire bens ativos que terão um benefício futuro (ou seja, aquisição de ativos que terão uma vida útil além do ano fiscal)

A partir do momento em que uma aquisição feita pela empresa é colocada em uso, ela será inevitavelmente depreciada ao longo do tempo para distribuir o custo do ativo ao longo de seu período de vida útil.

Na maioria das vezes, as despesas de capital são principalmente depreciadas ao longo de um período de cinco a dez anos, com exceção de propriedades imobiliárias, que seu período pode chegar a 20 anos. O gasto de capital é, portanto, usado tanto para um benefício futuro, como para o crescimento da empresa.

 

Qual o significado de OPEX?

Por outro lado, as despesas necessárias para o funcionamento diário do negócio, como salários, serviços públicos, manutenção e reparos, estão incluídos na categoria de Opex (Operating Expenses), traduzido para despesas operacionais. 

Opex é o dinheiro que a empresa gasta para transformar o estoque em taxa de transferência. E a parte mais interessante para o seu negócio: as despesas operacionais são totalmente dedutíveis. Portanto, é mais atraente para uma empresa alugar um item e atribuir seu custo às despesas operacionais, em vez de comprá-lo. Isso pode ser uma opção financeiramente atraente para a empresa se a mesma possuir um fluxo de caixa limitado.

 

Quais as diferenças entre CAPEX e OPEX

A primeira diferença entre controle de Capex e Opex é o tipo de aquisição que pode ser encaixado em cada um. Como já foi dito brevemente, as despesas de capital (CAPEX) incluem a aquisição de ativos fixos, correção de problemas com algum produto, preparação de um ativo a ser utilizado nos negócios, restauração de propriedades para agregação de valor ou adaptação a um uso diferente.

Já para o Opex (despesas operacionais) incluem manutenção e reparos, suprimentos,  despesas de escritório, publicidade, taxas de licenciamento e utilidades como seguro, imposto sobre propriedade, telefone, administração de propriedades, despesas com viagens e veículos, salários, etc.

A segunda diferença (e o verdadeiro X da questão), é a forma como esses dois gastos são contabilizados em uma declaração de imposto de renda. Como as despesas de capital são ativos que têm uma vida útil além do ano fiscal, essas despesas não podem ser integralmente deduzidas no ano em que são incorridas. Em vez disso, eles são capitalizados e depreciados ao longo da vida do ativo.

Já as despesas operacionais, por outro lado, podem ser totalmente deduzidas. Isso significa que a aquisição será subtraída da receita ao calcular o lucro / perda do negócio. A maioria das empresas é taxada pelo lucro que elas fazem.

 

Conte com uma empresa especialista em mobiliário corporativo como a Telelok

O que é o Custo Total de Propriedade (TCO)?


Por fim, o custo total de propriedade é o preço de compra de um ativo mais os custos de operação. Avaliar o TCO representa ter uma visão mais ampla do que o produto é e qual o seu valor a longo prazo.

Os compradores devem analisar, ao decidir uma compra, não apenas o preço de curto prazo desse item, mas também a longo prazo. Isso é o TCO (Total Cost of Ownership). Ou seja, o item com o custo total de propriedade mais baixo é o melhor valor a longo prazo.

 

Afinal, qual deles é mais vantajoso para minha empresa?

A maioria dos empresários prefere o Opex. Quando uma empresa opta pela locação de imóveis em vez da compra, ela está diminuindo toda a sua despesa em dinheiro ao calcular seus impostos para aquele ano contábil.

O benefício de ter a capacidade de deduzir despesas é o fato de que minimiza o imposto de renda que é cobrado sobre o seu lucro líquido, e os abatimentos de impostos chegam até 42% no IR (PIS, COFINS, etc).  Além disso, você só terá um custo operacional depois de locar o item novamente.


Quer mais informações sobre locação de móveis para empresa?

A Telelok conta com uma cartela repleta de produtos variados para atender a diversos tipos de projetos. Somos especializados em atender empresas de vários segmentos que necessitam de locação de mobiliário.