A pandemia do Covid-19 pegou todos de surpresa e obrigou muitos a sair de seus ambientes de trabalho e passar mais tempo em casa, como forma de amenizar a proliferação do vírus. 

Com isso, muitas empresas adotaram o home office - passaram a trabalhar de casa. Mesmo que este não seja seu caso, é sempre válido procurar maneiras de se manter produtivo mesmo em uma situação delicada. Aliás, muitos empreendedores enxergam esse momento como uma oportunidade de elaborar novas estratégias e continuar na ativa, desafiando-se nesse novo contexto. 

Este tipo de atitude mostra que a quarentena não precisa ser vista somente por uma ótica negativa. Pelo contrário, podemos achar formas de tornar esta uma experiência positiva e até benéfica para seu negócio. Pensando nisso, a Telelok separou 5 dicas para você manter a produtividade em tempos de quarentena. 

1. Crie uma rotina

Mesmo estando em casa, o principal fator para manter a produtividade é estabelecer uma rotina regrada. Isto ajudará seu corpo a entender que não é o momento de desanimar e largar as atividades.  

Por isso, procure dormir e acordar nos mesmos horários, equivalentes àqueles que você seguia antes da quarentena. Se for fazer home office, não faça de pijama, troque de roupa como se fosse um dia normal de trabalho, mas opte por peças mais confortáveis.

Procure colocar no papel todas as atividades que você quer ou precisa cumprir no dia, estabelecendo horários para cada uma. Lembre-se de reservar espaços na agenda para fazer pausas e relaxar a mente, isto também é muito importante.

2. Separe o local de trabalho e de lazer

Em casa, as distrações são muito maiores e isso pode prejudicar bastante sua produtividade. Por isso, tenha um lugar reservado para o trabalho e outro para os momentos de lazer. Misturar as duas coisas provavelmente vai te atrapalhar e fazer você perder tempo. Antes de começar as atividades, desligue-se das redes sociais, televisão e tudo que possa desviar seu foco. 

Procure um ambiente confortável para trabalhar, com móveis ergonômicos que permitam que você trabalhe de forma aconchegante. Se for usar notebook, procure deixá-lo na altura de seus olhos para não ficar com a coluna encurvada. Se quiser, enfeite sua mesa com plantas ou itens que te ajudem a relaxar a mente.

E o mais importante: a organização. Não comece o trabalhar sem antes limpar sua mesa e guardar todos os objetos que não forem pertinentes à atividade. Móveis adequados e um ambiente limpo e arejado é essencial para seu conforto e produtividade. 

3. Cuide da sua saúde

Manter-se ativo já é uma excelente forma de cuidar da saúde. Mas lembre de não exagerar nas atividades e sempre tirar momentos no dia para espairecer. Faça exercícios, alongamento ou meditação durante o dia, porque seu físico pode ficar prejudicado com a rotina de trabalho em que você precisa ficar sentado ou sentada por muito tempo. 

Diversos profissionais da saúde estão liberando nas redes sociais vídeos com atividades físicas gratuitas para fazer em casa e você pode acompanhá-los. Nem que seja por 15 minutos, é importante fazer exercícios.

Alimente-se bem e evite comer muita besteira só porque você está em casa. Além disso, procure dormir bastante, de sete a oito horas. Um sono de qualidade é essencial para manter a imunidade alta, junto com a atividade física e uma alimentação saudável. 

4. Use a tecnologia a seu favor

Mantenha-se informado, mas não exagere. O excesso de informação pode te causar tensão e estresse, prejudicando inclusive seu trabalho. Use a tecnologia a seu favor, pesquisando, por exemplo, conteúdos de seu interesse e cursos online pertinentes ao seu negócio ou ao seu crescimento pessoal. 

A plataforma Udemy disponibilizou 40 cursos online no segmento de programação e tecnologia com aplicações supervalorizadas pelo mercado. O governo também oferece cursos online por meio das plataformas Escola Virtual e Saberes. Se quiser aprender novas línguas, aposte no Duolinguo, que também liberou atividades sem custo.

5. Planeje os próximos passos

Mesmo que a dinâmica do seu negócio esteja mais devagar por conta do momento que estamos vivendo, é sempre inteligente pensar nas próximas metas a serem atingidas e o que de diferente você fará para que seu negócio se destaque. Use este momento para refletir sobre isso, fazer diversas pesquisas, colocar tudo no papel e se preparar para voltar com tudo depois dessa fase.

Além disso, agora que você precisou ficar tanto tempo em casa, se deu conta de como é importante ter um ambiente confortável e adequado para conseguir ser produtivo com o trabalho? Sem dúvidas, o mobiliário utilizado no dia a dia, principalmente nas empresas, exerce influência direta na produtividade de todos os colaboradores. É cientificamente comprovado que quando estamos confortáveis e dispomos de um ambiente limpo, organizado e adequado, nossa mente fica mais propensa para se concentrar e, logo, gerar melhores resultados.

Sendo assim, inclua nos seus planos futuros repaginar o mobiliário da sua empresa quando tudo voltar ao normal, para poder, de fato, reverter o prejuízo causado neste tempo de reclusão. Conte com móveis ergonômicos, cadeiras e mesas funcionais, prontas para oferecer o melhor da comodidade e da qualidade.

Conte sempre com a Telelok

Criamos essas sugestões para te ajudar neste momento difícil, mas vale ressaltar: não são regras. Opte sempre pelo que for melhor para você. 

Mais do que um negócio, nossa prioridade é sempre o bem-estar dos nossos clientes, por isso nos colocamos à disposição a qualquer momento para ajudar no seu conforto e de seus colaboradores!