O mobiliário é um dos aspectos mais importantes ao planejar um evento. Independente de qual seja a ocasião, todo evento deve causar uma boa impressão, e saber como escolher móveis para eventos é uma parte essencial para conseguir isso.       

Ao organizar seu evento, um dos principais detalhes é  determinar a quantidade de mobiliário necessário, cadeiras, mesas, sofás para a área de recepção, banquetas, entre outros tipos de mobília são fundamentais para a realização de um evento de grande ou pequeno porte.

Pensando nessa dificuldade comum de quem planeja eventos, criamos este artigo que tem como objetivo te ajudar a escolher o mobiliário certo para cada ocasião.

Veja o que será abordado:

  • Quem será o público do seu evento e o que ele espera

  • Definindo o tema do seu evento

  • Tipos e estilos de mobiliário para cada público

  • Criando eventos inesquecíveis

  • Escolhendo a fornecedora de móveis para eventos

 

Quem será o público do seu evento e o que ele espera

Ao começar o planejamento de um evento, uma das informações mais importantes que deve ter em mente é saber quem serão seus convidados e quantos deles você espera que comparecerão. 

Caso você estime um número alto de pessoas, acabará gastando muito dinheiro com uma quantidade desnecessária de mobiliário, comida, etc. Caso calcule um número menor de convidados, pode ser ainda pior; eles ficarão desconfortáveis, sem lugar para sentar, e toda a boa impressão e objetivo do seu evento pode ser arruinada por falta de um planejamento efetivo. 

Para solucionar esse problema, é simples: considere enviar um RSVP para seus convidados com algumas semanas de antecedência para que você tenha uma certeza da quantidade de pessoas confirmadas no evento e não acabe tendo surpresas desagradáveis. Outra dica para evitar problemas de logística é considerar que somente 60% dos convidados irão comparecer ao seu evento.

Portanto, antes da escolha definitiva do local do evento, certifique-se de ter uma estimativa precisa dos convidados, pois isso irá limitar ou abrir o leque de oportunidades para as opções de local e também da variedade de móveis e decorações para seu evento. Tenha sempre em mente que o local deve refletir não apenas o tema do seu evento, mas também os gostos e expectativas dos seus convidados.

Tema e local do evento

Depois de ter uma estimativa da quantidade de convidados, é hora de decidir como será o tema do seu evento. É um coquetel, um jantar, uma palestra ou um seminário? Diferentes formatos impactam diretamente no tipo de mobiliário que você irá alugar e o quanto poderá customizar, organizar e decorar os ambientes.

Você deve se perguntar: 

  • Com base no objetivo do seu evento, quais são as melhores localizações em mente?

  • Seu evento é de fácil acesso via transportes públicos?

  • O público selecionado para seu evento tem o perfil de ir de carro? (Se sim, seu evento possui estacionamento ou espaço suficiente para os carros dos convidados?

  • O que será mais confortável e conveniente para seus convidados?

Hotéis, buffet, espaços de eventos, centros de convenções, espaços para feiras e congressos, são alguns exemplos mais populares, e você pode enriquecer esses espaços criando ambientes funcionais e bem mobiliados. Esse é seu momento de ser criativo e surpreender seus convidados de forma positiva, tema do nosso próximo tópico:

 

Conte com uma empresa especialista em mobiliário para eventos de todos os portes como a Telelok

Tipos e estilos de mobiliário para cada público

Para garantir que seus convidados e clientes se encantem com o evento, é necessário ter atenção aos detalhes para criar um ambiente realmente especial. Combine peças personalizadas de mobília e adicione elementos decorativos.

Por exemplo, um lounge bem planejado e aconchegante é um espaço fácil de se montar com os móveis corretos, e é uma excelente ideia para causar uma boa impressão nos seus convidados: poltronas para lounges,  pufes, mesas de centro, bistrôs — tudo bem arquitetado para oferecer conforto aos participantes do evento. 

Um outro exemplo são as mesas redondas, uma excelente opção para jantares corporativos. Você pode optar por mesas tipo bistrô também, que oferecem uma variedade maior de estilo e cor, sendo adaptado para os requisitos específicos que seu evento pede. São ideais para bares, exposições e coquetéis.

Em stands de negócios é importante ter uma recepção, mesmo que pequena, com bom balcão, cadeiras confortáveis e até banquetas. No caso de eventos corporativos, como palestras e seminários, o mobiliário também deve ser pensado para todas as etapas. No momento da recepção dos convidados, é preciso ter mobiliário adequado para fazer o cadastramento dos participantes. Mesa ou balcão, juntamente com cadeiras secretárias fixas, são soluções simples e eficazes. Para ambientes internos ao evento, no palco onde estarão os palestrantes, uma dica legal é usar uma mesa pequena de centro para oferecer água aos comunicadores, por exemplo, e banquetas ou poltronas de 1 ou 2 lugares para acomodar os palestrantes.

 

Criando eventos inesquecíveis 

São nesses eventos onde podem surgir potenciais parceiros de negócios e laços podem ser criados. É, também, um local que será altamente avaliado e julgado pelos próprios convidados, e encontrar algo que agrade a maioria é desafiador, mas veja alguns tipos de combinação de mobiliário que você pode adotar para tornar seu evento memorável: 

  • Combine iluminação com os seus móveis 

Para criar ambientes mais agradáveis para seus convidados, a iluminação é uma das ferramentas mais eficientes. Transmite elegância para o evento, e combinando isso com peças de móveis adequadas, os ambientes não passarão despercebidos. Ideal para eventos noturnos, use essas peças em cantos e salas de estar aconchegantes, como lounges.  

 

  • Básico não é sinônimo de simples

Um evento não precisa de móveis e estruturas espalhafatosas e ambientes extremamente luxuosos para ser um sucesso, mas precisa, sim, ser bem estruturado e construído com itens de alta qualidade. 

 

Escolhendo a fornecedora de móveis para eventos

A escolha adequada de uma empresa de locação de móveis é fundamental. A empresa poderá te auxiliar como escolher móveis para eventos de todo tipo (móveis para feiras, para congresso, treinamentos, coquetéis... etc), agilizando os processos seleção, no layout do evento, montagens e transportes, o que irá otimizar muito o seu tempo na organização geral dos outros itens do evento.


Escolhendo uma empresa experiente no mercado e pioneira do assunto como a Telelok, você pode alugar móveis e equipamentos personalizados e customizados de acordo com as suas necessidades. Conte com a Telelok para atender às suas necessidades com variedade, quantidade e qualidade em produtos. Veja todas as nossas opções e como podemos atender todas as suas necessidades.